Minha Mãe, Uma Jornada de Amor, Superação e Inspiração



 

O Tempo como Tecelão de Memórias

Com o passar dos anos, a experiência e a maturidade nos permitem desvendar os enigmas do passado, especialmente na relação com nossos pais. Ações e decisões que antes nos pareciam inexplicáveis se revelam como peças de um quebra-cabeça que se completa. Através da lente do tempo, compreendemos as motivações por trás de cada atitude, e reconhecemos os medos, sonhos e sacrifícios que os nossos pais enfrentaram.

Compreender os nossos pais enquanto ainda estão vivos é um presente muito precioso. É a chance de amar, perdoar e criar memórias que serão guardadas para sempre. Uma jornada que fortalece os laços familiares e nos permite construir um futuro ainda mais unido. É nesse contexto que reside a beleza de podermos homenageá-los em vida…

Hoje quero falar da minha Mãe, uma mulher extraordinária que me inspirou a ser quem sou hoje, dai ter feito a longa introdução que acabaram de ler.

Não sou muito boa em expressar meus sentimentos verbalmente, mas através da escrita, consigo me comunicar melhor, acredito eu, hahahhaha. Pois, encontrei na escrita uma forma de expressar meus sentimentos de forma profunda e clara.

Confesso que, antes de iniciar este texto, me dediquei a uma profunda reflexão, queria expressar de forma clara o que sinto e como vejo a minha mãe. Me senti perdida em meio à tantas memorias, boas e menos boas, milhões de momentos, como se de um filme se tratasse passaram na minha mente. Depois de rascunhos, frases eliminadas, versões reescritas... Cada versão me emocionou de uma maneira diferente, o que confirmou que estava no caminho certo. Eu só precisava, encontrar o tom perfeito para homenagear essa mulher Guerreira que é a minha Mãe.

Então, em busca de inspiração, mergulhei no significado do seu nome, Alda. Para minha surpresa, o que encontrei era a própria essência de sua personalidade:  Alda "aquela que é nobre" ou "a sábia", "que possui riqueza interior".




Alda, Uma Jornada de Amor, Superação e Inspiração

O nome Alda é de origem germânica, carrega em si a essência da minha Mãe: "nobre", "sábia" e "rica em interioridade".

Alda é uma mulher sensível e sonhadora, movida por emoções profundas e um desejo incessante de transformar o mundo. Sua força interior e mediunidade a guiam em sua jornada, enquanto sua extrema sensibilidade a conecta com as energias ao seu redor.

Alda é um ser complexo e multifacetado. Sua sensibilidade a torna receptiva às emoções dos outros, mas também a torna vulnerável às energias negativas. Sua capacidade de sonhar a impulsiona a buscar um mundo melhor, enquanto sua força interior a permite superar os desafios da vida. Sua mediunidade a conecta com dimensões além do físico, abrindo-lhe portas para novas percepções.

Realmente, tudo a ver com a minha Mãe, …


Minha Mãe Gurreira...

Minha mãe, a mulher de mil faces, a guerreira com um coração de ouro. Uma jornada marcada por desafios, superação e um amor incondicional que ilumina nossas vidas.



Nascida em uma família unida e cercada por primas que a cuidaram com carinho e muito amor, a minha mãe teve uma infância feliz onde aprendeu desde cedo os valores fundamentais, de família e união que moldaram a sua vida. Com suas primas viveu momentos felizes e despreocupados, construiu memórias fantásticas que  acompanham até hoje.  



Casamento e família, como era comum naquela altura, aos 18 anos, se casou e logo se tornou mãe, assumiu com bravura a responsabilidade de cuidar de um lar, mesmo sendo tão nova, acreditando que seria um casamento para toda a vida.



Mas o destino lhe reservou desafios inesperados. Enfrentou com coragem as dificuldades num relacionamento abusivo, com o meu pai, onde sofreu violência doméstica e traições que a marcaram profundamente. Foi mãe de cinco filhos, mas infelizmente, viveu a dor dilacerante de perder uma de suas filhas ainda bebé. A dor foi tanta que a depressão a desmoronou, sacudindo toda nossa estrutura familiar. Mas, com a força inabalável que lhe caracteriza, ela lutou.

 

Com o apoio dos seus pais, meus avós, ergueu-se da depressão e se reergueu como uma guerreira. Sozinha, sem pensão alimentícia do meu pai, ela assumiu a árdua tarefa de criar os seus quatro filhos, contra todas as expectativas. As dificuldades financeiras eram imensas… Ela fazia mil e uma ginástica para pagar todas as contas, que eram muitas, mas jamais deixamos de ter acesso à educação ou alimentação. Varias foram as vezes em que a única coisa que tínhamos para comer era arroz branco com chá, mas ela nunca baixava a cabeça e nem deixava que isso tirasse a nossa alegria. Quando chegava do serviço, tirava a roupa e nos convidava para jogar stop, ou sentávamos na sala e ela contava histórias da Gata Borralheira ou memórias da infância dela, momentos maravilhosos que carrego até hoje no coração.


Mãe e pai ao mesmo tempo, foi a bússola que nos guiou na vida. Com disciplina e amor, ela nos ensinou valores, nos protegeu dos perigos, não permitia que brincássemos na rua, nos dava livros para preenchermos o tempo e isso nos inspirou a sermos pessoas melhores. Nos deu liberdade para sermos diferentes e sonhadores, permitindo que participássemos em todos os concursos de rádio, mesmo que isso fizesse a conta telefónica ficar alta. Nos deu força para superar obstáculos, nos ensinou a importância da honestidade, do respeito e da perseverança, coisa que procuramos honrar até hoje.


Mesmo com a rigidez e a severidade que a acompanhavam, sempre nos transmitiu amor incondicional. A sua força de vontade e determinação nos ensinaram a nunca desistir dos nossos sonhos, por mais difíceis que parecessem. As acrobacias que fazia para comprar os ténis de marca, e tinha que ser um de cada vez, para não desequilibrar o orçamento familiar. No fim do mês dava-nos dinheiro para irmos à piscina, queria que tivéssemos experiências positivas. Quando a vida melhorou um pouco começou a luta para nos proporcionar viagens, sim a minha Mãe era uma visionária e queria que tivéssemos o melhor que ela conseguira nos dar, coisas essas que nos ensinaram a importância da responsabilidade, da família e da fé.



 Falando em fé, a minha Mãe sempre foi uma mulher de muita fé, o facto de eu ter feito faculdade foi um grande exercício de fé. Foram muitos apertos de cinto para juntar o dinheiro para pagar a minha faculdade durante quase 5 anos…. Lembro que ela juntava o dinheiro de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses, como ela fazia esse milagre eu não sei, só sei que nunca tive propinas em atraso, e na altura eram duas faculdades que ela pagava…


 Mãe, gratidão por tudo que fizeste e faz por nós.  Abdicaste da vida sentimental para cuidar de nós, nunca permitiste que nada e nem ninguém interferisse no nosso futuro.  Sempre nos defendestes com unhas e dentes. Nos destes as ferramentas necessárias para enfrentar a vida adulta com leveza e calma. E quando começamos a ter filhos foi a nossa maior auxiliadora. Especialmente eu, que tive muita ajuda tua e continuo a ter até hoje. Nunca vou esquecer que te ofereceste para ficar com a Abigayil, minha primogénita, durante a semana para eu poder trabalhar e estudar e cuidaste dela como se de um tesouro se tratasse. Tanto que hoje eu digo sempre, “essa é filha da avó dela”.  Até hoje, tens participação directa e activa na educação e criação dos nossos filhos, obrigada. Foste uma mãe muito exigente, disciplinada e muito autoritária, mas sabemos que tudo isso foi feito por amor e para o nosso bem.



 Hoje, somos todos adultos casados, bem-sucedidos, vivendo com nossas famílias. Somos frutos desse amor, dedicação e de todos os sacrifícios. Agradecemos por tudo que fizeste por nós e por seres essa avó maravilhosa que és para os nossos filhos.



Mas também não podemos esquecer o teu lado temperamental, sem filtro na língua, que as vezes é mal interpretada. A verdade é que vida foi muito dura contigo, tão dura, que, em algum momento, desenvolveste uma couraça de espinhos para não voltares a ser magoada. Mas hoje já adultos percebemos que só soltas a língua com aqueles que amas e queres muito bem. Debaixo dessa couraça existe uma mulher cheia de amor e carinho para dar, que se entrega a 100% a todas as causas, que vive as dores dos outros, que chora e quer resolver tudo para não ver os seus a sofrer.


Essa é a minha mãe, a heroína que nunca me deixou na mão, mesmo quando me deu " broncas" e que broncas, hahahhaha. A mulher que sempre esteve presente nos meus melhores e piores momentos, me apoiando e me encorajando a seguir em frente. A amiga confidente que escuta meus segredos e me dá conselhos sábios. A guerreira que lutou contra todas as adversidades para nos criar com amor e dignidade.

 



Mãe, tu és a luz que ilumina meu caminho, a força que me impulsiona a seguir em frente e o amor que me acolhe em todos os momentos. Sou eternamente grata por tudo que feziste e faz por mim. Te amo mais do que as palavras podem expressar

 


À Mulher Incrível que é a Minha Mãe

Em versos que brotam do meu ser em flor,

Celebro a ti, Mãe, neste mês de amor.

 

Mãe guerreira, força sem igual,

Que nos guiou com garra e amor filial.

Mãe guerreira, desde cedo lutou,

Sozinha criou, jamais desistiu.

 

Com mãos firmes, pulso inabalável,

Criaste sozinha, um lar imbatível.

Pai e mãe, em ti a força se uniu,

Em disciplina e amor, nos educou.

 

Proibições e exigências, sim, tu impuseste,

Mas por detrás delas, o melhor nos deste.

Nunca permitiste que outros interferissem,

Em nossa educação, que tu teceste.

 

Com garra e amor, nos moldaste em seres,

Prontos para o mundo, com sonhos e poderes.

Inteligente e forte, guerreira sem igual,

Inspiração e exemplo, para a nossa vida.

 

Mulher de fé, exemplo de força e resiliência,

Tua confiança em Deus é sólida,

Nos momentos difíceis, tua fé é inabalável.

És a nossa rainha, nosso modelo de integridade,

Tua vida é um exemplo de força e dignidade.

 

Temperamental, sim, mas com o coração aberto,

Sempre pronta a falar, o que pensa no certo.

Dificuldades enfrentou, mas nunca se dobrou,

Seu amor por nós, jamais se esvaiu.

 

E agora, Mãe, em tua transformação,

Vemos a paz fluir em teu coração.

Paciência no ouvir, cuidado no falar,

Um novo capítulo que te faz brilhar.

 

Somos gratos, Mãe, por tudo que fizeste,

Pelo sacrifício, pelo amor que nos deste.

És nossa rainha, nossa eterna inspiração,

Em cada passo, tua luz nos acompanha.

 

Neste Mês das Mães, te celebro com amor,

Desejando que a felicidade te traga calor.

Que a vida te presenteie com saúde e paz,

E que a cada dia, tua luz brilhe mais.

 

Ema Rodé Gapis 


Comentários

Enviar um comentário

Olá! Obrigada por compartilhar o seu comentário. Valorizamos a sua opinião e contribuição para melhorar a nossa plataforma. Sua mensagem será revisada e levada em consideração pela nossa equipa. Faremos o possível para lhe responder o mais breve possível. Agradecemos por nos ajudar a fornecer um serviço melhor para si. O seu feedbak é muito importante.