Ter alguém com quem dividir os dias pode ser maravilhoso! Poder contar com um ombro amigo para contar novidades, comemorar juntos e viver na cumplicidade é algo a ser valorizado, porém, algumas pessoas têm contaminado as suas relações com ciúmes devido a inseguranças.
Ao logo da vida tenho visto algumas reacções de ciúmes que me surpreendem e assustam, porque olho para trás e não consigo encontrar o que provocou tal sentimento.
Mesmo sabendo que as pessoas têm algum histórico de insegurança, ou experiências passadas negativas que afectaram a sua confiança, acredito que cada pessoa é única e consequentemente as relações também o são, e acredito que não devemos basear as relações nas vivências passadas, pelo que somos todos seres diferentes e únicos, logo usar uma experiência negativa como barómetro para o resto da vida é um erro tremendo.
Só recentemente consegui perceber que o ciúme é o medo de perder, logo ao ter medo algumas reacções podem ser desencadeadas, tais como medo, raiva, tristeza o que pode gerar situações menos boas, isso dependendo do carácter ou personalidade de cada um...
Quando a raiva fala mais alto a tendência é magoar o parceiro, seja com palavras, o que acontece na maior dos casos ou agressões físicas leves, o que acontece em muitos casos, e também existem as agressões físicas graves, que levam a morte ou mutilação do parceiro.
Qualquer uma das 3 reacções acima descritas é errada, pois tem sempre consequências negativas para a relação, deixa sequelas que nunca mais poderão ser apagadas, por muito que se tente esquecer, as marcas ficam.
Todo ser humano está sujeito a sentir ciúmes, pois ninguém quer perder a pessoa amada, seja um parceiro, seja um amigo, mas como seres humanos devemos aprender a controlar as nossas emoções, e antes de qualquer situação, nos colocar no lugar do outro," Como me sentiria se alguém me magoa-se?"
Acredito que essa pergunta, serve para acalmar toda fúria que estiver no nosso interior e nos fará encontrar a nossa voz inteligente para conversar, sem gritos e sem agressões físicas, e estaremos melhor capacitados para resolver qualquer situação.
Só quando estamos calmos conseguimos esclarecer todas as dúvidas, expressar as nossas inseguranças e medos para que o nosso parceiro consiga nos perceber e consequentemente possa ter oportunidade de falar e assim se esclarecer todas as dúvidas.
Porém, é preciso ter em conta, que para se chegar a esse nível é necessário que exista confiança na relação, caso contrario a pessoa enciumada vai sempre achar que estar a ser enganada.
Logo, é necessário que cada uma se livre dos seus fantasmas e das lembranças amargas do passado, para não ser uma energia negativa na nova relação. Sendo que a pessoa deve ser honesta consigo mesma e reconhecer que tem problemas, falar com o parceiro para juntos resolverem, porém, se não o conseguirem resolver sozinhos devem procurar ajuda profissional.
Não guardar os problemas, medos e inseguranças é o segredo para rapidamente encontrar uma solução para qualquer problema, pois é falando que as pessoas se entendem, devemos verbalizar as nossas inquietações para podermos ser ajudados.
De: Ema Rodé Gapis
Comentários
Enviar um comentário
Olá! Obrigada por compartilhar o seu comentário. Valorizamos a sua opinião e contribuição para melhorar a nossa plataforma. Sua mensagem será revisada e levada em consideração pela nossa equipa. Faremos o possível para lhe responder o mais breve possível. Agradecemos por nos ajudar a fornecer um serviço melhor para si. O seu feedbak é muito importante.